Assembleia Legslativa do Maranhão

Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’

Universidade federal maranhense é a nona do Brasil em oferta de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada; são 6.098 em 98 cursos de graduação

Vagas oferecidas pela UFMA pelo Sisu são tema do ‘Em Discussão’
Os apresentadores Ronald Segundo e Álvaro Luiz conversaram com o pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio

O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), o professor Romildo Martins Sampaio, pró-reitor de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele discorreu sobre o conjunto dos cursos de graduação e sobre o programa de expansão da instituição, destacando a sua importância no contexto do desenvolvimento regional.

Durante o programa, apresentado pelos radialistas Ronald Segundo e Álvaro Luiz, o professor declarou que, hoje, a UFMA alcança a maior parte das regiões do Maranhão. “Somos uma Universidade empenhada em oferecer ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Atualmente, temos 36 mil alunos matriculados na graduação e somos quase 2.100 professores”, frisou o pró-reitor.

Ele observou que a UFMA é a nona instituição de ensino superior brasileira que mais oferta vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, disponibiliza 6.098 vagas em 98 cursos de graduação. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), disponibiliza 2.779 vagas.

Em todo o Brasil, a edição de 2026 é considerada a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade.

“A nossa Universidade Federal do Maranhão é a instituição que oferece o maior número de vagas no estado, com 6.098 oportunidades. Entre os cursos com mais vagas ofertadas: interdisciplinar em ciência e tecnologia e área básica de ingresso  em computação e inteligência artificial”, declarou o pró-reitor de Ensino.

Processo seletivo

Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. 

As inscrições da lista regular encerraram-se na noite da última sexta-feira (6). Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital.  A partir de agora, haverá as chamadas para a primeira e segunda lista de espera. A primeira lista ocorrerá no período de 6 a 11 de março; e a segunda, de 27 a 30 de março.

O Sisu

O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010 e está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais.  

Deixe um comentário