Assembleia Legslativa do Maranhão

‘Contraplano’ debate direitos da pessoa idosa e alerta para golpes e violência

Entrevistados foram o delegado Antônio Sobrinho e o promotor Alenilton Santos

‘Contraplano’ debate direitos da pessoa idosa e alerta para golpes e violência
Programa abordou o tema “Direitos da Pessoa Idosa no Brasil – entre a lei e a realidade”

O programa ‘Contraplano’, exibido nesta terça-feira (10), pela TV Assembleia, reuniu a advogada Ivane Rodrigues, o delegado Antônio Sobrinho, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, e o promotor de justiça Alenilton Santos, coordenador do Centro de Apoio à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência do Ministério Público do Maranhão.

No debate, abordaram o tema “Direitos da Pessoa Idosa no Brasil – entre a lei e a realidade”, destacando os principais desafios enfrentados pela população idosa, como violência, abandono e golpes financeiros. 

Durante o programa, o promotor Alenilton Santos alertou para o aumento de crimes como estelionato e empréstimos fraudulentos, ressaltando que muitos idosos são vítimas do etarismo e de golpes praticados por pessoas próximas.

“Eles depositam confiança na família e acabam silenciados quando tentam denunciar. O combate passa pela denúncia à delegacia, ao Ministério Público ou pelo Disque 100”, destacou.

A advogada Ivane Rodrigues ressaltou a vulnerabilidade física e mental da pessoa idosa e a dificuldade na comprovação da violência patrimonial. “A principal dificuldade que enfrentamos no combate a esses crimes é a vulnerabilidade das vítimas. Muitos idosos não têm condições físicas e/ou mentais para denunciar. É fundamental que familiares observem o uso de benefícios concedidos a eles, por exemplo, e, ao perceber irregularidades, procurem alguém de confiança e exijam prestação de contas”, orientou.

Já o delegado Antônio Sobrinho explicou que o Maranhão conta com uma rede integrada de proteção à pessoa idosa, reunindo delegacia, assistência social, Ministério Público e Defensoria Pública. “Qualquer denúncia é acolhida e encaminhada para garantir os direitos da pessoa idosa”, afirmou.

O ‘Contraplano’ é exibido às terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309). As entrevistas são reprisadas durante a programação da emissora e estão disponíveis nas plataformas digitais. 

Deixe um comentário