Espetáculo estreará neste sábado, na Concha Acústica da Lagoa, e fará o público reviver o mais autêntico Carnaval maranhense

O projeto “Eu Te Conheço Carnaval”, desenvolvido pelo Teatro Arthur Azevedo, foi o tema do programa Café com Notícias desta sexta-feira (6). Nos estúdios da TV Assembleia, o diretor do teatro, César Boaes, falou sobre a iniciativa que promete levar o público a uma viagem pela história da folia maranhense.
A montagem será apresentada neste sábado (7) e domingo (8), às 19h30, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís, com entrada gratuita, reunindo cerca de 60 artistas locais em uma celebração da diversidade cultural do Carnaval da capital.
Como o Teatro Arthur Azevedo está passando por uma reforma visando principalmente implementar sistemas de acessibilidade, o espetáculo será realizado na Lagoa como forma também de ocupar outros espaços, levando as experiências artísticas e teatrais para outros ambientes, possibilitando, assim, o alcance a um maior público.
“Estamos chamando de um projeto de ocupação. O Teatro Arthur Azevedo está fechado para melhorias de acessibilidade. Resolvemos não parar a produção artística do teatro, pois envolve artistas que precisam trabalhar. Levei o projeto para a Secretaria de Cultura e o secretário Yuri [Arruda] prontamente liberou fazendo parte da programação oficial do Carnaval de São Luís”, disse César Boaes.
A produção artística
Com direção geral de César Boaes, texto de Marco Duailibe, direção musical de Daniel Cavalcante e coreografias assinadas por Lucena Marques, o espetáculo aposta na força da produção artística local para reforçar a identidade cultural da “Ilha do Amor”. O elenco reúne músicos, atores e bailarinos maranhenses, valorizando diferentes linguagens artísticas e tradições populares.
O projeto resgata a história do antigo Carnaval maranhense, levando o povo a viver de perto, as emoções que fizeram do reinado de Momo, único em todo o Brasil, não apenas para que as futuras gerações conheçam, mas para que aqueles que viveram a essência da folia no estado, possam relembrar a beleza do mais legítimo Carnaval maranhense.
