Assembleia Legslativa do Maranhão

“Sustentabilidade na Prática” aborda o trabalho da Cooperativa de Material Reciclável da Região Metropolitana de São Luís

Entidade recebe materiais recicláveis de catadores autônomos, faz a triagem e encaminha às empresas e instituições, e também é responsável pela busca de políticas públicas para a área, por meio de parcerias com órgãos públicos

“Sustentabilidade na Prática” aborda o trabalho da Cooperativa de Material Reciclável da Região Metropolitana de São Luís

A jornalista Maria Regina Telles entrevistou a presidente da Coocamarem, Márcia Ferreira, no programa desta segunda-feira

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

O trabalho dCooperativa de Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana de São Luís (Coocamarem) foi o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (5), do programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia (96,9 FM).

A presidente da Cooperativa, Márcia Ferreira, fez uma ampla explanação sobre o trabalho de triagem de todo tipo de resíduo sólido para o devido reaproveitamento por parte de empresas e instituições específicas.

Durante o programa, apresentado pela radialista Maria Regina Telles, Márcia Ferreira destacou a importância da parceria com órgãos públicos e privados para que avance cada vez mais a coleta seletiva na Grande São Luís.

“É importante explicar que são os catadores autônomos que dão suporte a todo o nosso trabalho. São eles que recolhem e levam o material para triagem e, a partir daí, fazemos o direcionamento para a destinação correta”, declarou Márcia Ferreira.

Ela acrescentou que a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana de São Luís, fundada em fevereiro de 2025, funciona em um prédio localizado na Rua do Rancho, área do Centro Histórico da capital maranhense.

Políticas públicas

Márcia Ferreira informou que a Cooperativa nasceu da necessidade de implementação de políticas públicas voltadas para os profissionais que trabalham como catadores autônomos.

“Nós buscamos, com essa nossa cooperativa, unir o útil ao agradável, ou seja, buscamos ao mesmo tempo uma nova consciência ambiental aliada à geração de emprego e renda em nossa cidade”, ressaltou.

Márcia Ferreira salientou que, atualmente, existem sete cooperativas de catadores de material reciclável na Região Metropolitana de São Luís. “As cooperativas de reciclagem são um braço forte da sustentabilidade, daí porque sempre buscamos um trabalho efetivo de coleta seletiva, para que passe a funcionar regularmente em toda a nossa região”, assinalou.

A presidente da Coocamarem frisou que a integração dos catadores de materiais recicláveis atende ao modelo previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12305/2010) e na Lei Municipal nº 6.321/2018.

“Com certeza, toda a Região Metropolitana de São Luís poderá ser cada vez mais sustentável com a ampliação de trabalhos realizados por cooperativas como a nossa”, enfatizou Márcia Ferreira.

Deixe um comentário