
Com o fim do ano, é muito comum as pessoas realizarem uma retrospectiva sobre as atividades realizadas nos últimos 12 meses e também um planejamento para o ano seguinte. Nesse sentido, o programa Revista Maranhão desta segunda-feira (29) trouxe orientações práticas sobre mudança de rotina, foco, metas e como transformar 2026 em um ciclo mais leve e produtivo.
O convidado do programa de hoje foi o mentor comportamental Anderson Marques. Durante a entrevista, conduzida pela jornalista Keith Almeida, o profissional falou sobre a necessidade de fazer um balanço do ano, mas sem um sentimento de culpa.
Ainda na entrevista, o convidado falou sobre a importância de organizar as conquistas, mesmo as pequenas, e também identificar os limites enfrentados, como financeiros, emocionais ou profissionais. Colocar tudo no papel ajuda a dar nome aos desafios e a reduzir a sensação de incerteza.
“Então, não é porque você não fez o que tinha que fazer que essa culpa, esse autoflagelo vai fazer com que você, em 2026, faça diferente. O que vai realmente determinar é se você vai usar isso para aprender e fazer algo diferente. Eu sempre digo que aprender não é estudar, aprender é mudar. Então, enquanto eu não mudei algo, eu ainda não aprendi a fazer aquele algo diferente. É importante olhar pra esse passado sem culpa, mas com o peso do aprendizado”, disse Anderson Marques.
Ele também deu dicas sobre como as pessoas podem se programar para conseguir realizar as tarefas planejadas para o próximo ano.
“Mas uma dica que eu dou é: quebra essa meta em micrometas, em microcomportamentos, coisas pequenas que você vai fazendo num decorrer de um dia, num decorrer de uma semana e que ao longo do tempo vai fazer com que você construa. Ninguém constrói o castelo na noite do dia”, pontuou o profissional.
Com apresentação da jornalista Keith Almeida, o programa ‘Revista Maranhão’ é exibido toda segunda-feira, às 12h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
