Entrevistada foi a presidente da AGERP, Francilene Paixão de Queiroz

O programa ‘Maranhão no Campo’, exibido neste sábado (29) na TV Assembleia, destacou o trabalho da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP/MA) durante a 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES). Na entrevista, a presidente da AGERP, Francilene Paixão de Queiroz, ressaltou as ações de assistência técnica, ampliação de equipes, investimento em pesquisa e o apoio direto ao Garantia-Safra.
Segundo ela, a feira reforça a importância do contato direto entre agricultores e conhecimento técnico.
“O público pode conhecer novas tecnologias da agricultura familiar e vivenciar as riquezas culturais e naturais das nossas comunidades tradicionais e dos assentamentos da reforma agrária”, afirmou.
Francilene explicou que a atuação da AGERP tem sido determinante para impulsionar a produção rural no estado.
“A AGERP trabalha com assistência técnica e pesquisa. Com isso, nossos técnicos chegam na ponta, mais próximos do agricultor, auxiliando para melhorar a produção e garantir resultados mais seguros”, disse.
Ela destacou que 2025 tem sido um ano marcado pelo fortalecimento das políticas voltadas ao campo.
“Foi um ano muito produtivo, em que fomentamos ainda mais os investimentos na agricultura familiar. E a assistência técnica não poderia ficar de fora desse avanço”, completou.
De acordo com a entrevistada, esse esforço conjunto tem refletido na produtividade. “A contribuição da AGERP é visível. Estamos conseguindo colheitas maiores e rendimentos melhores, especialmente para os pequenos produtores”, enfatizou.
Francilene também comentou a ampliação das parcerias com o Governo do Estado, incluindo o Plano Safra e o Garantia-Safra.
“O Governo tem essa preocupação de garantir apoio real. Ampliamos a quantidade de técnicos em campo e fortalecemos ações estratégicas como o Garantia-Safra”, afirmou.
Neste ano, cerca de 3 mil agricultores se inscreveram no programa.
“Beneficiamos oito municípios, com aproximadamente um milhão e meio de reais. O Garantia-Safra é um benefício financeiro essencial, e a AGERP orienta e capacita os agricultores para que tenham acesso seguro a esse recurso”, explicou.
Por fim, Francilene reforçou o compromisso da agência com o desenvolvimento do campo.
“Nosso propósito é garantir que cada agricultor tenha condições reais de produzir mais e melhor. A AGERP está presente, atuando de forma técnica e humana para fortalecer quem vive da terra”, concluiu.
