Diversas importantes iniciativas do Maranhão, como o Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral e o Projeto Reflorestando, foram apresentadas na conferência mundial, em Belém

O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, na manhã desta segunda-feira (24), o presidente do Fórum Maranhense de Meio Ambiente e Emergência Climática, Ronald Chaves; e o presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, Mauro Carramilo Júnior.
Em conversa com a apresentadora e radialista Maria Regina Telles, eles fizeram uma explanação geral sobre a participação dos movimentos sociais do Maranhão na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).
“Não há como negar a importância da participação da sociedade civil organizada na discussão global dos temas abordados na COP30”, declarou o advogado Mauro Carramilo Júnior. Ele explicou que foram apresentadas, em Belém, iniciativas importantes realizadas no Maranhão com o apoio do Governo do Estado.
Mauro Carramilo Júnior citou, como exemplos, o Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral e o Projeto Reflorestando, patrocinado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão realiza o Projeto Reflorestando, que tem o objetivo de concretizar a restauração de áreas degradadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, em São Luís.
“É importante informar que o Projeto Reflorestando, que está na fase final de diagnóstico, deverá começar a ser executado no fim de janeiro de 2026”, declarou Mauro Carramilo Júnior.
Ele acrescentou que o Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral foi lançado em São Luís, em setembro deste ano, como ato preparatório para a COP30. O objetivo do Pacto é apoiar projetos de conscientização e restauração ambiental no Maranhão.
Ações do Fórum
Com graduação em Tecnologias de Gestão Ambiental, o professor Ronald Chaves, conselheiro estadual do Meio Ambiente, discorreu sobre as ações do Fórum Maranhense de Meio Ambiente e Emergência Climática (Fomaec), fundado em São Luís por um conjunto de representantes do Poder Executivo e de entidades da sociedade civil.
Professor Ronald Chaves explicou que o Fórum Maranhense sobre Emergência Climática foi criado com o objetivo de recolher subsídios para formulação de políticas públicas a serem implementadas em reação ao fenômeno das mudanças climáticas globais.
Ronald Chaves destacou a importância da COP30, como foco de reflexão sobre o tema ‘Emergência Climática e Desafio da Transformação Ecológica’. “Estamos trabalhando, no momento, no sentido de definir propostas globais para mitigação e adaptação às mudanças climáticas em todas as regiões do nosso País”, ressaltou o professor Ronald Chaves.
