Entrevistada foi a vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Teresa Cristina Pereira

O programa Sustentabilidade na Prática desta segunda-feira (17) entrevistou a vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Teresa Cristina Pereira. Em conversa com a apresentadora Regina Teles, ela falou sobre as políticas de recursos hídricos para o Maranhão.
Segundo Teresa Cristina Pereira, os recursos hídricos devem ser geridos de forma descentralizada e participativa. “Com isso, o Fórum cria três novos atores que devem fazer parte dessa gestão: o governo, usuários e sociedade civil.
Teresa Cristina pontuou a importância do destaque para a educação ambiental, especialmente nas escolas. “Aqui no Maranhão nós já atuamos em parceria com oito escolas de São Luís e São José de Ribamar, para executar a formação sobre educação ambiental e auxiliar o pensamento crítico sobre preservação ambiental desde cedo”, disse.
A entrevista também abordou o comitê infantil juvenil Rio Geniparana, que funciona de forma exitosa há 14 anos. “A nascente do rio fica localizado na Cidade Olímpica e se estende até Juçatuba. Conseguimos ver uma certa preservação na região da foz do rio, mas é algo que ainda precisa ser cuidado”, disse.
O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro, atualmente em número de 233.
Ele é responsável pela articulação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando ao fortalecimento dos mesmos como parte integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.
