Programa ‘Mais Saúde’ destacou entrevista sobre o assunto neste domingo, além de outros temas

O psicólogo Mauro Brandão destacou a saúde mental masculina em entrevista neste domingo (16), no programa ‘Mais Saúde’, apresentado pelo jornalista Ismael Gama e exibido pela TV Assembleia.
O médico disse que, por conta do preconceito de parte dos homens, muitos deixam de procurar um médico em geral e, principalmente, quando se trata da saúde mental; e que, por pressão social, homens são culturalmente condicionados a reprimir emoções consideradas “fracas”, como tristeza e medo, o que gera receio de serem vistos como vulneráveis se procurarem ajuda.
“A saúde mental masculina é muito importante, mas a maioria se esconde e renega a busca por qualquer ajuda, devido ao estigma social que impede muitos homens de procurar ajuda, o que pode levar a consequências sérias como maior risco de suicídio e abuso de substâncias. Para cuidar da saúde mental, é fundamental quebrar o tabu, expressar emoções, buscar apoio psicológico quando necessário, praticar exercícios físicos e ter hábitos de vida saudáveis, como alimentação e sono de qualidade”, explicou.
O programa traz ainda algumas reportagens especiais como mudanças nas diretrizes de primeiros-socorros e reanimação cardiopulmonar em casos de engasgo; e no quadro “Vacina sim”, os locais para aplicação da vacina contra a gripe em São Luís, entre outros.
