Programa recebeu o médico ortopedista Tiago Menescal

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (15), na TV Assembleia, recebeu o médico ortopedista Tiago Menescal, que falou sobre prevenção, cuidados e tratamento da osteoporose. Entre outras coisas, ele disse que a doença afeta principalmente as mulheres.
“É que as mulheres, no processo de envelhecimento, entram no período chamado de menopausa, que se dá por uma queda brusca de hormônios. No homem, a curva de declínio é mais branda. Por isso, a mulher tem mais riscos de contrair osteoporose. A principal medida de prevenção é o início da atividade física, como a musculação, que deve começar logo na adolescência”, disse o médico.
Ele disse que a primeira medida é chegar a um diagnóstico e identificar o estágio para nortear o tratamento. Para uma pessoa normal, segundo ele, a dica é seguir medidas preventivas, como a atividade física regular e dieta de alimentos ricos em cálcio, além da constância do sono reparador.
“Um paciente que já tem osteopenia precisa adotar medicas como a suplementação. Ai, precisa fazer uma série de exames laboratoriais. A exposição ao sol é importante, tendo cuidado com a questão do câncer de pele. No máximo, 20 minutos de sol e suplementação da vitamina D”, orientou.
Tiago Menescal disse que a doença é subdiagnosticada. “Normalmente, esse diagnóstico é feito de forma acidental. O tratamento é feito com medicações. Às vezes, apenas essa medida não é suficiente. Daí a importância do exercício e da suplementação”, frisou.
O médico falou, ainda, sobre a relação entre osteoporose e obesidade, bem como sobre a doença nos homens. “A obesidade é fator de risco para a osteoporose, ao contrário do que imaginávamos há um tempo atrás. Os estudos mostraram muitas surpresas, a exemplo da questão da hidroginástica, que antes se acreditava ser benéfica, mas não é mais bem assim, pois esse tratamento precisa de impacto. Por isso é que a musculação é uma atividade bastante indicada”, explicou.
