Debate exibido pela TV Assembleia reuniu sindicalista e superintendente do Trabalho para discutir impactos sociais e econômicos da jornada laboral

Com o tema “Mudanças na Carga Horária de Trabalho”, o programa ‘Contraplano’, exibido pela TV Assembleia nesta terça-feira (7), trouxe à pauta discussões sobre a jornada laboral, escalas praticadas por empresas e os impactos sociais e econômicos da redução do tempo de serviço.
Participaram da conversa o metalúrgico e presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Maranhão (CTB-MA), Joel da Conceição Ferreira Nascimento, e o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Maranhão, Nivaldo Araújo Silva.
Joel Nascimento destacou que a luta por uma jornada mais justa é histórica no movimento sindical. “Desde o advento da Constituição, quando saímos da jornada de 48 para 44 horas, vimos que ainda era extensiva. O movimento sindical encampou a luta pela redução da jornada de trabalho entendendo que isso facilitaria a vida dos trabalhadores e abriria mais campo de emprego”, afirmou.
Ele também ressaltou a dimensão social da questão. “A gente não está só para o trabalho, temos vida social que precisa ser preservada. Queremos reduzir a jornada sem redução de salário, para compatibilizar as condições sociais dos trabalhadores”, frisou.
Já o superintendente regional do Trabalho, Nivaldo Silva, reforçou a relevância do debate para além do aspecto econômico. “É um tema que está na sociedade e no Congresso Nacional. Entendemos que é muito importante que o Congresso paute este debate e ouça todas as partes interessadas. O mundo do trabalho passa por transformações tecnológicas que aumentam a produtividade, e é preciso discutir a flexibilização da jornada”, disse.
Segundo ele, a redução da carga horária também impacta questões familiares e sociais. “Você tem um casal que trabalha fora e enfrenta a falta de creche. Isso gera problemas que vão além do econômico. A discussão da jornada não interessa apenas ao empregado e ao empregador, mas à sociedade como um todo”, completou.
Durante o programa, os entrevistados também abordaram temas como legislações distintas conforme profissões; diferenças entre escala e jornada de trabalho; mobilização de trabalhadores, sociedade e Parlamento acerca da escala 6X1; mudanças na legislação trabalhista; entre outros assuntos.
O programa ‘Contraplano’ é exibido todas as terças-feiras, às 15h, pela TV Assembleia (canal aberto digital.9.2; Max TV, canal 17; e Sky, canal 309), com apresentação de João Carvalho). As entrevistas são reprisadas durante a programação da emissora e estão disponíveis nas plataformas digitais.
