Equatorial

Segurança na Construção Civil: Equatorial Maranhão orienta como prevenir acidentes envolvendo energia elétrica

O cuidado deve ser redobrado com veículos de grande porte, para que não encostem na rede elétrica

Segurança é prioridade máxima nos canteiros de obras, especialmente quando o assunto é energia elétrica. Segundo dados da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), cerca de 30% dos acidentes fatais na construção civil estão relacionados ao contato direto ou indireto com a eletricidade. Para reduzir esses riscos, especialistas da Equatorial Maranhão recomendam planejamento, uso de equipamentos adequados e treinamento contínuo das equipes.

É necessário manter uma distância segura da rede elétrica

Atenção redobrada no planejamento

“Antes do início de qualquer obra, é fundamental mapear o terreno e identificar pontos de risco, como cabos aéreos, caixas de distribuição e proximidade da rede elétrica. O projeto deve prever rotas seguras para fiação provisória e locais de acesso restrito para evitar o contato acidental de trabalhadores com áreas energizadas”, explica Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão.

Para evitar acidentes é fundamental manter uma distância segura da rede elétrica

Equipamentos de proteção são obrigatórios

Medidas de bloqueio, alertas de segurança, Luvas isolantes, calçado de segurança, vestimentas RF, capacetes e óculos de proteção não são opcionais — são parte essencial da rotina de quem trabalha com eletricidade. O uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é fundamental para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos na obra; é também obrigatório por lei.

Dicas que podem salvar vidas e manter o canteiro de obras seguro

O que não fazer no canteiro de obras também é muito importante, começando pelas gambiarras elétricas: extensões improvisadas, emendas mal isoladas e ligações clandestinas podem ser responsáveis por incêndios e choques graves ou fatais.

Outra questão a ser evitada é a Sobrecarga de Circuitos: ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada pode causar aquecimento e curtos-circuitos.

Outras orientações de segurança

  • Toda e qualquer instalação elétrica há de seguir padrões técnicos recomendados pela ABNT; e deve sempre ser executada e fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área;
  • No momento da construção, os andaimes e demais equipamentos utilizados na obra, como réguas metálicas e escadas, devem manter uma distância segura da rede elétrica. Usar sempre tapumes ou andaimes com anteparo, que permitem isolar a área de trabalho e impedem a aproximação/contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica;
  • Tenha cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras), para que não encostem ou se aproximem da rede elétrica. E nunca manuseie objetos próximos à rede elétrica;
  • Cuidado ao descarregar materiais, caminhão basculante demandam atenção especial, uma vez que ao elevar a caçamba pode aproximar-se da rede energizada.
  • Utilize somente materiais certificados pelo Inmetro, que são testados e aprovados, assegurando a qualidade e segurança do produto.

Treinamento salva vidas

Promover treinamentos periódicos é uma das maneiras mais eficazes de reduzir acidentes. As equipes devem saber como agir em caso de choque elétrico, incêndio ou queda de energia. Ter extintores em local visível e kits de primeiros socorros à disposição também é indispensável.

A segurança elétrica na construção civil é um investimento que salva vidas e evita prejuízos. Empresas do setor devem priorizar a cultura de prevenção, garantindo que cada colaborador esteja preparado para trabalhar de forma responsável e consciente.

Em casos de acidentes com vítima de choque elétrico, não se aproxime da pessoa que está recebendo a descarga, desligue o disjuntor para cessar a fonte de eletricidade. Ligue imediatamente para emergência, no 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros), para que a vítima receba os devidos cuidados. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, acione a Equatorial pela Central 116, para que seja feito o desligamento da rede elétrica e os procedimentos necessários.

Essas orientações fazem parte do Movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Equatorial Maranhão que tem como objetivo levar informação e conscientização à população sobre os riscos da energia elétrica, promovendo atitudes seguras.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO
http://www.ma.equatorialenergia.com.br

Deixe um comentário