Segundo Nayara Tavares, são necessários acompanhamento especializado e exames prévios para se identificar a real necessidade do organismo e os tipos de vitaminas a serem utilizados

O cuidado com a automedicação, incluindo o excesso de vitaminas foi tema de entrevista com a nutricionista Nayara Tavares no programa ‘Café com Notícias’, da Tv Assembleia, desta quinta-feira (4).
A nutricionista frisou a importância de acompanhamento especializado para a eficácia de vitaminas e nutrientes de maneira que não prejudique o organismo.
“Os exames são essenciais para identificar a real necessidade de vitaminas em um organismo. Isso evita, por exemplo, o risco de hipervitaminose. Algumas em excesso podem causar até convulsão”, alertou a nutricionista.
Nayara Tavares também explicou que a maioria dos casos de intoxicação por vitaminas são silenciosos, mas isso pode causar desde sobrecarga nos rins e até óbito. “O ideal é fazer um acompanhamento trimestral para saber como está a evolução da suplementação”, disse.
