Equatorial

Equatorial investe mais de R$ 170 milhões em modernização do gerenciamento de rede de distribuição com aquisição do sistema ADMS


Plataforma de tecnologia avançada agrega softwares que garantem mais automatismo e eficiência operacional na rede de distribuição do Maranhão
A rede elétrica é composta por uma tecnologia que vai muito além de postes e cabos distribuídos pelas cidades. E, na busca contínua por soluções inovadoras, que tragam benefícios para a população, a Equatorial Maranhão investiu em um novo projeto de modernização do gerenciamento da rede de distribuição, que entrou em operação no dia 1º de setembro.


Trata-se de um salto tecnológico com a implantação do Advanced Distribution Management System (ADMS) ou Sistema Avançado de Gerenciamento de Distribuição, uma plataforma integrada, que agrega softwares capazes de fazer o controle da rede em tempo real e com precisão total, possibilitando manobras mais eficientes, rápidas e seguras em linhas, subestações e equipamentos de rede instalados no Maranhão. Um sistema inteligente, que consolida a Distribuidora como parte do movimento de transformação digital que está redesenhando o setor elétrico brasileiro.



Mais automatismo e eficiência operacional



O Gerente do Centro de Operações Integradas (COI), Ivan Nachtigall, explica que o novo modelo de gerenciamento garante mais eficiência na tomada de decisões dos técnicos que operam as redes. “Essa tecnologia prevê funcionalidades, com a coleta em tempo real de informações dos dispositivos de campo, como medidores, religadores e sensores. Com essa modernização, é possível reduzir a abrangência das interrupções e localizar de forma mais rápida o ponto de um defeito, por exemplo. Desta forma, os clientes terão um atendimento mais ágil e o fornecimento de energia com ainda mais confiabilidade”, afirmou Ivan. Para manter o pleno funcionamento do COI, 90 profissionais se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana, para realizar a supervisão e o controle da rede elétrica nos 217 municípios maranhenses.



Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a implementação do novo sistema ADMS é um divisor de águas para a Distribuidora. “O sistema coordena praticamente toda a operação da nossa rede, com um grande salto de qualidade. A nova ferramenta vem para dar mais sinergia na visualização do sistema de distribuição como um todo e boa parte do trabalho é feito por softwares, permitindo comunicar e gerenciar automaticamente as interrupções de energia, além de permitir integração em tempo real para fornecer informações também aos nossos consumidores”, informou o presidente.

Com o novo sistema, a Equatorial Maranhão possui resiliência para enfrentar desde variações climáticas até o crescimento da demanda.  “Nossa rede está mais ágil e preparada para lidar com os desafios de um setor em constante transformação. Estamos falando de menos interrupções e mais qualidade para quem mais importa, que são os nossos 2,8 milhões de clientes no estado”, complementou o presidente Sérvio. Mais do que modernizar operações, esse projeto simboliza o comprometimento da Equatorial com a inovação, com o futuro do setor elétrico brasileiro e, acima de tudo, com as pessoas que dependem da energia todos os dias. A Equatorial Maranhão está mais conectada, mais preparada e pronta para o que vem pela frente.

“Com um investimento de mais de R$ 170 milhões do Grupo Equatorial, o ADMS – fruto do Projeto Cronos – transforma os Centros de Operação em cérebros digitais, capazes de prever falhas, automatizar respostas e integrar fontes renováveis em tempo real, deixando as redes mais inteligentes, com menos interrupções e oferecendo um novo padrão de qualidade para os clientes”, informou Cleo Araújo, gerente do projeto ADMS do Grupo Equatorial.


EQT Lab – Hub de Inovação do Grupo Equatorial

O EQT Lab é peça-chave na estratégia de inovação do Grupo Equatorial, contribuindo para a evolução tecnológica do setor elétrico, melhorando a experiência dos clientes e construindo um futuro mais eficiente, conectado e sustentável.

Inaugurado em julho de 2023, o hub já conduziu projetos estratégicos e iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) voltadas à melhoria da experiência dos clientes, otimização de operações, gerenciamento de perdas e transformação digital.

Seu sucesso ratifica o compromisso do Grupo Equatorial com a inovação, em uma trajetória marcada pela transformação digital, desenvolvimento de soluções inovadoras e execução de projetos estratégicos que fortalecem o setor elétrico brasileiro.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão



EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO
http://www.ma.equatorialenergia.com.br

Deixe um comentário