Assembleia Legslativa do Maranhão

‘Diário da Manhã’ destaca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Gabriel Bartowski, da Apae de São Luís, informou que o evento vai ocorrer de 21 a 28 de agosto, com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”

Coordenador de Comunicação da Apae de São Luís, Gabriel Bartowski, com o jornalista e apresentador Ronald Segundo

O coordenador de Comunicação da Apae de São Luís, Gabriel Bartowski, falou sobre a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia, com transmissão simultânea pela TV Assembleia, nesta quarta-feira (20).

O gestor disse, ao detalhar o evento para o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025 em São Luís vai ocorrer de 21 a 28 de agosto, e terá como tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, com a realização de várias debates, destacando a necessidade de refletir sobre a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência.

Gabriel Bartowski contou também que a Semana, instituída pela Lei nº 13.585/2017, busca conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão e o combate  ao capacitismo, com o objetivo de promover o respeito às diferenças e garantir que as pessoas com deficiência tenham voz e oportunidades em todos os espaços.

“Muito mais do que um marco legal, é um compromisso com o esclarecimento, o diálogo e a visibilidade. Além de uma oportunidade de mobilização social para aproximar a sociedade das múltiplas realidades vividas pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo o enfrentamento do capacitismo e reafirmando que é dever de todos combater o preconceito, a discriminação e as exclusões históricas que ainda persistem”, assegurou.

O gestor disse, ainda, que a Apae de São Luís, juntamente com outras instituições, reforça o convite à sociedade para refletir sobre o tema e agir em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva, uma vez que a programação da semana incluirá diversas atividades, como lives, exposições, e rodas de conversa, com o intuito de divulgar conteúdos que conscientizem sobre as necessidades e conquistas das pessoas com deficiência.

O programa ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Deixe um comentário