Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se destacado, inclusive com pódios

O programa ‘Café com Notícias’, desta segunda-feira (4), recebeu o professor Fábio Aurélio, coordenador de Robótica do IEMA. Em entrevista à apresentadora Elda Borges, ele falou sobre um grupo de alunos que visitarão a Coreia do Sul para participar do evento Roboworld Cup FIRA 2025.
Para o coordenador, o evento representa a inserção da tecnologia dentro da educação pública. “O IEMA mudou a história de que só escolas privadas participavam de momentos como esse. Isso traz mudanças e é um marco tanto para a vida dos estudantes quanto para a educação pública maranhense”, disse o professor.
Ao todo, oito estudantes do IEMA dos municípios de Bacabal, Pindaré-Mirim e São Luís foram selecionados para participar da FIRA, evento anual de robótica que reúne as melhores equipes do mundo.
“Desde 2017 o IEMA participa desse evento, essa é a nossa sétima viagem internacional representando o Maranhão e sempre conquistando pódio”, relatou o professor.
Títulos
A edição de 2024 aconteceu em São Luís, onde as equipes do IEMA conquistaram três pódios das quatro modalidades que participaram. Ainda de acordo com o coordenador, os alunos conquistaram títulos a frente de países como Estados Unidos, Rússia e Coreia.
“O governador Carlos Brandão entendeu a importância dessa oportunidade única para estudantes maranhenses de escolas públicas, alguns da zona rural, e tem incentivado essa iniciativa. Estamos levando para o evento as melhores tecnologias e estruturas, com todo o apoio necessário disponibilizado pelo Governo do Estado”, esclareceu.
O Maranhão é a terceira maior delegação do país. Fabio Aurélio enfatizou que o estado sempre conquista pódios nos eventos, mostrando o grande potencial dos alunos maranhenses.
“Todo ano lançamos o edital no IEMA com os critérios necessários para a participação dos alunos. O primeiro critério é o mínimo de nota 7,0 em todas as disciplinas. O primeiro passo é ser um bom aluno”, disse.
Juliana de Oliveira é uma das estudantes selecionadas para o evento e está ansiosa com a viagem. “A gente está confiante, tem se preparado muito e acredito que todo o esforço que estamos fazendo vai ser recompensado”, afirmou.
A Roboworld Cup FIRA é uma competição internacional que reúne estudantes de diversos países em desafios que combinam engenharia, lógica, programação e criatividade. A presença da equipe maranhense reforça o protagonismo da educação técnica no Brasil e consolida o Iema como uma referência em robótica educacional.
