Assembleia Legslativa do Maranhão

Professor do IEMA fala, no ‘Café com Notícias’, sobre participação de alunos na Roboworld Cup FIRA 2025

Fábio Aurélio informou que estudantes da instituição participam da competição mundial internacional desde 2017 e sempre têm se destacado, inclusive com pódios

Elda Borges conversa com Fábio Aurélio sobre a viagem de alunos do IEMA à Coreia do Sul

O programa ‘Café com Notícias’, desta segunda-feira (4), recebeu o professor Fábio Aurélio, coordenador de Robótica do IEMA. Em entrevista à apresentadora Elda Borges, ele falou sobre um grupo de alunos que visitarão a Coreia do Sul para participar do evento Roboworld Cup FIRA 2025.

Para o coordenador, o evento representa a inserção da tecnologia dentro da educação pública. “O IEMA mudou a história de que só escolas privadas participavam de momentos como esse. Isso traz mudanças e é um marco tanto para a vida dos estudantes quanto para a educação pública maranhense”, disse o professor.

Ao todo, oito estudantes do IEMA dos municípios de Bacabal, Pindaré-Mirim e São Luís foram selecionados para participar da FIRA, evento anual de robótica que reúne as melhores equipes do mundo.

“Desde 2017 o IEMA participa desse evento, essa é a nossa sétima viagem internacional representando o Maranhão e sempre conquistando pódio”, relatou o professor.

Títulos

A edição de 2024 aconteceu em São Luís, onde as equipes do IEMA conquistaram três pódios das quatro modalidades que participaram. Ainda de acordo com o coordenador, os alunos conquistaram títulos a frente de países como Estados Unidos, Rússia e Coreia.

“O governador Carlos Brandão entendeu a importância dessa oportunidade única para estudantes maranhenses de escolas públicas, alguns da zona rural, e tem incentivado essa iniciativa. Estamos levando para o evento as melhores tecnologias e estruturas, com todo o apoio necessário disponibilizado pelo Governo do Estado”, esclareceu.

O Maranhão é a terceira maior delegação do país. Fabio Aurélio enfatizou que o estado sempre conquista pódios nos eventos, mostrando o grande potencial dos alunos maranhenses.

“Todo ano lançamos o edital no IEMA com os critérios necessários para a participação dos alunos. O primeiro critério é o mínimo de nota 7,0 em todas as disciplinas. O primeiro passo é ser um bom aluno”, disse.

Juliana de Oliveira é uma das estudantes selecionadas para o evento e está ansiosa com a viagem. “A gente está confiante, tem se preparado muito e acredito que todo o esforço que estamos fazendo vai ser recompensado”, afirmou.

A Roboworld Cup FIRA é uma competição internacional que reúne estudantes de diversos países em desafios que combinam engenharia, lógica, programação e criatividade. A presença da equipe maranhense reforça o protagonismo da educação técnica no Brasil e consolida o Iema como uma referência em robótica educacional.

Deixe um comentário