Equatorial

Equatorial Maranhão reforça dicas importantes de segurança com energia durante o Carnaval

Alerta sobre materiais e comportamentos que podem ser um risco e causar acidentes envolvendo a rede elétrica

Muitas colisões de veículos em postes da rede elétrica acontecem devido ao alto consumo de bebida alcóolica; fato que traz prejuízos e transtornos


Para que o Carnaval seja realmente sinônimo de folia e alegria é preciso tomar cuidado para evitar acidentes e afastar riscos com a rede elétrica, seja em casa ou na rua. A Equatorial Maranhão traz o alerta sobre o uso de alguns produtos e materiais que, apesar de tradicionais na folia, podem ser um risco e em meio à diversão. Por isso, todo o cuidado é pouco quando se trata da rede elétrica. As possibilidades de acidentes nesta época de festas são reais e, muitas vezes, evitáveis, se essas orientações forem realmente seguidas.

Folia com alegria e segurança: É preciso tomar cuidado para evitar acidentes e afastar riscos com a rede elétrica


Uma das principais recomendações dos especialistas em segurança elétrica é evitar o uso de alguns produtos junto à rede elétrica.

O uso de serpentinas e confetes perto da rede elétrica oferece riscos de curtos-circuitos e acidentes


Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, orienta: “Jamais lance qualquer tipo de objeto em direção à rede elétrica. Não jogue serpentinas, confetes, jatos de espuma ou líquidos, pois as consequências podem ser graves, causar curtos-circuitos, choques e comprometer o fornecimento de energia da região”, informou Gabriel.

A serpentina metálica oferece grande risco à rede elétrica e deve ser evitada


Outro ponto de alerta está relacionado às decorações carnavalescas. Embora seja comum ver bandeirinhas e adereços espalhados pela cidade, essa prática não deve ser feita em postes ou próximo da rede elétrica. Apenas profissionais habilitados, treinados e autorizados pela Distribuidora de energia estão aptos a manusear qualquer parte da rede elétrica.


Dicas para curtir o carnaval com segurança na rua e em casa
Para quem vai aproveitar o carnaval de rua, a dica é seguir essas regras básicas:
– Não jogar nenhum objeto, como serpentinas, confetes ou líquidos em direção a fiação elétrica; não instalar enfeites ou estruturas decorativas perto da rede elétrica.
– Mesmo quem prefere curtir o feriado descansando no conforto de casa precisa estar atento. O ambiente doméstico também pode ser fonte de acidentes se algumas precauções forem ignoradas. Ao usar equipamentos elétricos próximos a piscinas ou áreas molhadas, garanta uma distância segura e que ninguém esteja molhado ao manuseá-los, pois a água pode conduzir a eletricidade. Se estiver molhado, não manuseie eletrodomésticos conectados na tomada, pois também há riscos de choque elétrico.

– Outra dica importante é evitar o uso do “T” nas tomadas, também conhecido como benjamim: Sobrecargas causadas por essas extensões podem gerar curtos-circuitos ou incêndios. Melhor usar filtros de linha de boa qualidade para carregar os aparelhos com segurança.
– E uma recomendação importante  que envolve o consumo de bebidas alcoólicas, algo que aumenta durante o Carnaval e é um fator que eleva os índices de acidentes de trânsito, inclusive colisões com postes. “Esses acidentes não apenas colocam vidas em risco, como podem provocar a interrupção do fornecimento de energia, lembramos que consumir bebida alcoólica e conduzir veículo é uma infração de trânsito gravíssima e acidentes envolvendo postes da rede elétrica podem afetar uma grande quantidade de pessoas, dependendo da gravidade da colisão.  Dirija com segurança e siga as normas de trânsito”, alertou Gabriel Vieira.
O Carnaval é o momento de celebrar a vida e a alegria. Mas para que o espírito da festa não seja interrompido por esses tipos de acidentes, a responsabilidade de todos é fundamental. Segurança e diversão andam de mãos dadas – seja em casa ou nas ruas, cada folião pode fazer sua parte para um Carnaval mais feliz e sem sustos.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Deixe um comentário