Sem categoria

Trote Solidário da UNDB com Doação Coletiva de Sangue

Ação acontece nessa sexta – feira (01.11) em parceria com o Hemomar na sede do Centro Universitário

As alunas de Medicina da UNDB (Turma M1 / 6º período) Ana Valéria Nogueira Froz; Renata Klycia e Analice Rodrigues, engajadas na organização




Com a proximidade das festas de fim de ano, a importância da doação de sangue ganha atenção redobrada. Tradicionalmente, essa é uma época em que os estoques nos hemocentros tendem a cair, devido à redução no número de doadores ativos e à alta na demanda ocasionada pelo aumento dos deslocamentos e acidentes.

Essa será a terceira edição dessa campanha de doação coletiva de sangue em prol do Hemomar realizada pelo Curso de Medicina da UNDB



Em São Luís, uma iniciativa do Curso de Medicina do Centro Universitário UNDB, promovida pelo Centro Acadêmico de Medicina Ivan Figueiredo (CAMIF), busca mobilizar a população para enfrentar esse desafio: No dia 1º de novembro, a instituição realizará a terceira edição do evento Trote Solidário, uma mega ação de doação de sangue em parceria com o Hemomar.

O Prof. e Coordenador do Curso de Medicina da UNDB Dr. Ivan Figueiredo com alunos do CAMIF



A campanha, que ocorre durante todo o dia, das 8h às 16h, será organizada pelos veteranos do curso de Medicina, que já estão em contato com a comunidade acadêmica e convidando a população de São Luís a participar.

A expectativa é envolver o maior número possível de doadores e contribuir significativamente para reforçar os estoques do Hemomar. A ação será realizada na sede da UNDB, e contará com o apoio dos profissionais do hemocentro para a triagem e coleta das doações ao longo desse dia.

Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar até quatro vidas, o que evidencia o impacto social de cada participação. Para doar, é preciso atender a alguns requisitos básicos: Ter entre 16 e 69 anos (sendo que menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50 kg, estar descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da coleta. A doação também exige que a pessoa esteja em boas condições de saúde, não tenha consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não esteja em uso de medicamentos que impeçam a doação.

Para muitos, doar sangue pode parecer um ato simples, mas seu impacto vai muito além do gesto individual. No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora regular de sangue, abaixo dos 2% a 5% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir um abastecimento adequado.

Em períodos como o final do ano, quando historicamente a procura aumenta e as doações diminuem, iniciativas como o Trote Solidário do CAMIF da UNNDB ganham ainda mais relevância.

Solidariedade universitária e engajamento social

Desde sua primeira edição, o Trote Solidário promovido pelo CAMIF tem se mostrado um marco no engajamento estudantil da UNDB. “Queremos que todos os acadêmicos e a sociedade compreendam a importância da doação de sangue e participem. É uma oportunidade para demonstrar solidariedade e ajudar a salvar vidas”, destaca um dos organizadores do evento, estudante veterano do curso.

A ação também se torna um espaço de interação entre calouros e veteranos, que se unem em prol de um objetivo comum: Incentivar a solidariedade e o compromisso com a saúde pública.

O impacto da ação vai além da coleta imediata de sangue; ele serve como um estímulo para que mais pessoas se tornem doadoras regulares, ajudando a manter os estoques do Hemomar em níveis seguros ao longo de todo o ano.

Deixe um comentário