Sem categoria

Oficina de ressignificação de lonas Potiguar

FOTOS – ADRIANA VIEIRA

Representantes da Potiguar com a artesã Maria Divina e o grupo de alunas da Oficina de Ressignificação de Lonas que o Grupo Potiguar promoveu na Cidade Olímpica


Desde o ano de 2017 a Potiguar promove a Oficina de Ressignificação de Lonas, que acontece em diversos bairros da periferia de São Luís e já beneficiou mais de 3 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social. A mais recente edição aconteceu em julho, beneficiando 30 moradoras da Cidade Olímpica.

Ilsinete Silva de Alencar exibe orgulhosa a bolsa que ela produziu na Oficina da Potiguar


O curso foi realizado na sede do Instituto Avivai. A maioria nunca tinha tocado em uma máquina de costura antes. Após o curso, as alunas mais confiantes, já sonham com um futuro melhor através da costura. O projeto consiste em minicursos de corte e costura básica que são ofertados gratuitamente para moradoras de áreas da periferia da capital maranhense; com a coordenação geral da artesã Maria Divina contratada pela Potiguar.

Viviane Ribeiro com a filha e os dois produtos que ela mesma costurou: Um avental de cozinha e uma mini bolsa para a filha



Mas ao invés de tecido comum, o material usado nos cursos é a lona plástica de vinil usada nas propagandas da empresa. Um belo exemplo da prática denominada upcycling – processo de transformar descartados em novos produtos de maior qualidade e valor, reduzindo o impacto ambiental.

As lonas doadas servem de matéria prima para a aprendizagem de mulheres que sonham em ter trabalho e renda extra; e com isso uma vida mais digna.

A artesã e professora Maria Divina coordena as aulas de corte e costura voltadas para mulheres da periferia de São Luís



Segundo Anderson Penha, coordenador de marketing da Potiguar, ao criar esse projeto social a empresa também reforçou seu compromisso com a sustentabilidade, com benefícios sociais e ambientais.

Deixe um comentário