Assembleia Legslativa do Maranhão

‘Diário da Manhã’ – Ricardo Arruda destaca PL que prevê acompanhamento psicológico a estudantes

Deputado abordou alcance do Projeto de Lei nº 394/2023, de sua autoria, que prevê o acompanhamento psicológico e social de estudantes na rede de educação básica estadual

Deputado Ricardo Arruda foi entrevistado pelo jornalista Ronald Segundo, no programa ‘Diário da Manhã’

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), na última quarta-feira (1º), o deputado Ricardo Arruda (MDB) explicou o alcance do Projeto de Lei nº 394/2023, de sua autoria, que prevê o acompanhamento psicológico e social de estudantes nas escolas da rede pública de educação básica estadual. Ele manifestou, também, a confiança de que o PL seja votado na próxima semana e sancionado pelo governador Carlos Brandão (PSB), pela importância do assunto.

“A nossa preocupação principal é expandir o apoio dos profissionais de Psicologia e de Serviço Social, oriundo da necessidade da regulamentação da equipe multidisciplinar no âmbito do Maranhão, visto que o PL contribuirá para a melhoria do atendimento a todos os estudantes, sobretudo àqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Temos que tirar essa responsabilidade dos professores”, explicou.

Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o autor disse que já existe uma Lei Federal que trata sobre o tema e que o Projeto de Lei pretende fazer com que, em nível estadual, também seja realizado esse tipo de acompanhamento e orientação.

“Nós precisamos ter psicólogos, assistentes sociais, ter pessoas que possam, antecipadamente, indicar, identificar situações de ameaça e poder atuar e impedir que tragédias, como essa que aconteceu agora em São Paulo, ocorram”, garantiu.

O parlamentar lembrou que episódios como o que resultou na morte de uma aluna, na segunda-feira (23), após ataque a tiros à escola na zona leste de São Paulo, mostram que os alunos precisam desse tipo de acompanhamento. Ricardo Arruda manifestou, ainda, preocupação com a crescente influência das redes sociais e dos conteúdos do mundo virtual na formação das crianças.

Deixe um comentário