A Escola de Governo do Maranhão (Egma) amplia atuação em prol da gestão pública. Por meio de parceria com a Fundação da Memória Republicana (FMRB), a instituição lançou edital de abertura de curso de pós-graduação em Gestão da Cultura Maranhense, com 50 vagas gratuitas na modalidade lato sensu. Servidores públicos estaduais e municipais poderão se inscrever de 3 a 10 outubro.
O edital já está disponível no site da Egma (www.egma.ma.gov.br).
Em paralelo, a Egma deu seguimento à primeira etapa da formação virtual de professores, com o tema “Educação Ambiental e Com-Vidas na Rede Pública”, capacitação oferecida para gestores, técnicos, educadores ambientais e sociedade civil.
O objetivo foi promover uma formação continuada e trazer reflexões sobre a educação ambiental segundo as diretrizes curriculares, a cultura e autonomia de organização político pedagógico das escolas da rede estadual com atenção especial às Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas).
O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro pela Escola de Governo do Maranhão (Egma), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
“A Escola de Governo se sente muito honrada em ser parceira de mais uma ação dessa temática. No começo do ano, um dos últimos atos na Seduc foi a assinatura de uma portaria que institui a Com-Vidas nas escolas, pois entendo que a educação ambiental é poderosíssima, em diversos âmbitos pois é uma política transversal, interinstitucional e que deve ser acolhida por toda a sociedade” frisou Leuzinete Pereira, diretora da Egma.
A Escola de Governo participou de encontros com movimentos sociais, reuniões de gestores ambientais e a educação ambiental foi pauta também de programa de rádio. “Importante lembrar o destaque dado ao meio ambiente e a sustentatbilidade no ‘Maranhão 2050” que traz o planejamento estratégico a longo prazo para nosso estado, capitaneado pelo Governador Brandão”, explicou a diretora da Egma.
Para a coordenadora de educação ambiental da Seduc, Viviane Vazzi, a formação faz o aprimoramento na educação ambiental voltada a bem viver, de como é que a escola pode ser esse ambiente de uma escola sustentável, como um grande laboratório, sustentabilidade para a sociedade e também sobre as Com-Vidas, que são “baseadas na intervenção social, no protagonismo dos estudantes, que por meio de pesquisa, troca de conhecimentos, possam buscar alternativas e construir possibilidades de melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente em cada escola” afirmou Viviane Vazzi.
O evento completo que contou com palestras e mesas de trabalhos transmitidas ao vivo através do Canal da Egma no Youtube pode ser assistido no link: www.youtube.com/egmavirtual

