A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) segue realizando ações de desenvolvimento do turismo para os municípios que compõem os polos turísticos no Maranhão. Dessa vez, por meio do projeto Expedições de Turismo, estará no Polo Floresta dos Guarás ofertando cursos de qualificação profissional, oficinas, palestras, cadastros de artesãos e de empreendimentos turísticos (Cadastur) e visitas técnicas, entre os dias 8 a 12 de maio.
As ações itinerantes da Expedições de Turismo no Polo Floresta dos Guarás irão visitar os municípios de Cururupu, Apicum-Açu, Serrano do Maranhão, Porto Rico, Guimarães, Cedral, Central do Maranhão e Bequimão.
A superintendência de Qualificação Profissional da Setur irá ofertar cursos gratuitos de “Condução de Visitantes em Ambientes Naturais”, “Mídias Sociais para Promoção de Empreendimentos Turísticos”, “Montagem de Cardápio”, “Qualidade no Atendimento” e “Entretenimento para o Turismo”, todos com carga horária de 4 horas. Ao término dos cursos, ocorrerá a entrega de certificados.
O Programa de Regionalização do Turismo (PRT) irá realizar reuniões com gestores municipais de turismo dos municípios do Polo Floresta dos Guarás, onde apresentarão o PRT, alinhando as ações para elaboração e desenvolvimento de rotas turísticas integradas dentro do polo.
Serão promovidas ainda palestras com o tema “Turismo e Hospitalidade no Polo Floresta dos Guarás” em todos os municípios do polo. Uma equipe de técnicos da Setur-MA irá realizar visita técnica nos atrativos, para a elaboração do mapeamento visando desenvolver roteiros turísticos integrados. O Cadastur fará visitas a empreendimentos turísticos para realização e atualização de cadastros dos segmentos. Mapeamento e cadastro de artesãos também serão realizados durante as Expedições, por técnicos da Setur-MA.
Além dos cursos de qualificação profissional, técnicos do Programa Mais Infância Mais Turismo irão realizar blitz e palestras educativas em escolas dos municípios contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Acontecerão ainda visitas a pousadas, agências e comércios em geral dos municípios que compõem o Polo, realizando entrega de cartazes e materiais informativos com ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento de casos ligados ao tema da exploração sexual infantil.
