
aproximadamente 10% disso — apontou.
Leis
Além de apoio financeiro, a renovação do marco legal do setor é outro desafio. Presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira defendeu a aprovação do PL 2.952/2022, projeto de lei que institui uma nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse projeto, que está em análise na Câmara dos Deputados, tem o objetivo de substituir as diretrizes dessa política pública, atualmente regida por uma portaria do Ministério da Saúde.
— A gente não pode passar este ano sem aprovar essa [nova] política. Ela vai garantir ao paciente um tratamento adequado — afirmou Marlene Oliveira.
Já a presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini, destacou a aprovação pelo Senado, no ano passado, do PL 3.921/2020. Esse projeto deu origem à Lei 14.308, de 2022, que criou a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.
— Essa lei busca aumentar os índices de sobrevida e de redução da mortalidade. Aguardamos a publicação de portaria do Ministério da Saúde para fazer a aplicação dessa política pública — disse Maria Ângela Marini.
Dia Mundial
O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer é comemorado anualmente em 8 de abril. A data foi criada para conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo.
Fonte: Agência Senado
